Sonhar é criar um território existencial, transgredir limites impostos e
afirmar a própria história.

Dessa reflexão nasce o projeto Sonhe como uma Garota, desenvolvido com ações para escutar, conhecer e compartilhar histórias de mulheres, enredando com a mesma relevância as superações do cotidiano pela atuação de nossas avós, mães, tias, irmãs, filhas, amigas, juntamente com jornadas daquelas que abriram clareiras para expandir a atuação na vida pública.
No mergulho dessas narrativas, por meio de um processo sensível de escuta e colheita de sonhos, as memórias individuais se entrelaçam à história coletiva da mulher na sociedade. Ao compor esse tecido vivo, revela-se a espiral do tempo, uma fusão das conquistas e experiências para seguir com esperança.
Idealizada pelas escritoras Gabriela Romeu e Penélope Martins, A Roda dos Sonhos abarca o universo onírico do circo, espaço genuíno e imemorial da fantasia, e convoca o imaginário da literatura para fortalecer o exercício da política do sonho. Desse modo, constrói uma ponte para que as pessoas ressignifiquem suas oralidades. Os diálogos intergeracionais reverberaram de territórios diversos de leitura, incluindo bibliotecas públicas e comunitárias, e podem ser vivenciados na instalação Tenda da Babilônia e na exposição Acrobatas em Cartaz (ateliê criado por Bianca Habib).
Outra ação do projeto, Sonhar em gesto e fios, concebida por Bia Padial, traz o resultado da experiência de mulheres que bordaram seus próprios retratos, um manifesto visual e tátil de linhas que entrelaçam múltiplas trajetórias.
Assim como o retrato, a metáfora da máscara remete aos inúmeros desafios que cada mulher enfrenta, ser pesquisadora, empreendedora, tutora, artista e tantas outras atribuições do viver. Com a força da maquiagem da palhaça, biografias de mulheres relevantes em seus campos de atuação abrem a ribalta com o registro audiovisual Máscara em Cena. Para a jornada das mulheres continuar a nos inspirar, a exposição ainda traz uma breve linha do tempo com os feitos de algumas delas.
Representar uma ideia de futuro mais justo e igualitário requer ampliar perspectivas da política do sonho e suas transformações ao longo do tempo, o que pode ser lido com o estudo quantitativo conduzido pela Think Olga, que ouviu mais de mil mulheres pelo Brasil e apontou mudanças no modo de sonhar entre as gerações.
Sonhe como uma Garota é um convite à escuta e ao retorno do ato revolucionário de imaginar para transformar a realidade.
Camila Alves
Diretora Geral

máscaras em cena
A profissional, a pesquisadora, a poeta, a orientadora, a cuidadora, a cientista, a sonhadora que ousa transformar a realidade para si mesma e para tantas outras pessoas: quantas máscaras uma mulher precisa pintar e vestir para equilibrar seus intrépidos números no picadeiro da vida? São muitas travessias pelas estradas do mundo, no salto e nas peripécias, sem perder o prumo e a estribeira.
Extraordinárias, indômitas, fantásticas, espetaculares, a história de cada uma dessas estrelas biografadas por artistas ilustres da ribalta recolhe o sorriso emocionado e ilumina múltiplas possibilidades para que outras mulheres recuperem seus sonhos, firmes na coragem para que as próximas gerações não temam qualquer tipo de assombro.
COnheça essas histórias

Aline Foli
Condutora da valentia
Publicitária
Publicitária ou Publicitetra (como prefere ser chamada).
Nasceu em São Paulo (SP), no ano de 1985.
Na vida sob quatro rodas, foi uma das protagonistas da campanha Rock in Rio 30 Anos de Sonhos, realizando não só o sonho de sobrevoar o Grand Canyon de helicóptero, como também graças a muita dedicação, persistência e a uma bolsa de estudo integral, tornou realidade 16 anos depois, o sonho de adolescência ao graduar e formar-se em Publicidade e Propaganda pela ESPM.


AndrÉa Brazil
Renascida para transformar
Ativista de gênero
Transativista, estilista, microempreendedora.
Andréa Brazil nasce aos 26 anos de André Luiz da Costa Silva, nascido em 1973.
É idealizadora e presidente da Rede Integrada de Inclusão Social e Capacitação LGBTIQAP+ Capacitrans e presidenta da Associação de Travestis Transexuais do RJ.
.png)
Auritha Tabajara
Raizeira de histórias
Escritora, poeta
Escritora e narradora de histórias.
Nasceu em Ipueiras (CE), no ano de 1979.
Entre seus livros publicados destaca-se Coração na Aldeia Pés no Mundo (2018), laureado com o Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil e Selo FLIP 2023, disponível na Biblioteca de Washington, obra que inspira o filme Mulher sem Chão que conta a história dessa autora indígena..
.png)
Dr. Jaqueline Goes
Decifradora do mapa da vida
Ciência, pesquisadora e professora
Biomédica e cientista.
Nascida em Salvador, Bahia, no ano de 1989
Liderou a equipe que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus no Brasil, em 2020, em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de covid-19 no país.

.png)
Duda Franklin
Inventadeira do futuro
Neurociência, engenheira biomédica
Engenheira médica e cofundadora da Orby.co.
Nasceu em Natal (RN), no ano de 1999.
Integra listas importantes de pesquisadoras em inovação tecnológica
para a transformação e recuperação do cérebro humano.
.png)
Edithe Pereira
Escavadora do passado
Arqueologia, Ciência
Arqueóloga, pesquisadora emérita do Museu Paraense Emílio Goeldi, pioneira no estudo da arte rupestre na Amazônia brasileira.
Nasceu em Belém, Pará, no ano de 1960.
Desde os anos 1990, pesquisa as pinturas nas grutas e paredões da Amazônia, com destaque para o trabalho no município de Monte Alegre (PA).
.png)
Iana Chan
Matemágica das nuvens
Jornalista e empreendedora
Jornalista, empreendedora em tecnologia para inclusão de mulheres.
Nasceu em São Paulo (SP), no ano de 1988.
Fundadora e CEO do PrograMaria, Prêmio Protagonista Digital pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Prêmio Game Changers na categoria “Elas em Tech”, entre outros.


Ima Vieira
Pandeirista ecóloga
Ciência, Ecologia
Agrônoma, pesquisadora especialista em Floresta Amazônica.
Nascida em Belém do Pará, no ano de 1960.
É Mestra em Genética e Melhoramento das Plantas, doutora em Ecologia, ocupou cargos de gestão nos Museus do Marajó e Goeldi, é pandeirista por dedicação.
.png)
Juliana Souza
Equilibrista da justiça
Advogada - Fundadora do Instituto Desvelando Oris • Autora
Advogada.
Nasceu em Feira de Santana (BA), no ano de 1991.
Conduziu a causa judicial que obteve a maior condenação por racismo e injúria racial no Brasil, sendo a primeira vez na história em que alguém foi condenado à prisão por cometer tais crimes.
.png)
Kamila Camilo
Guardiã das árvores
Ativista ambiental
Ativista ambiental e fundadora da Creators Academy.
Nasceu em São Paulo (SP), no ano de 1992.
Busca alternativas para engajar a sociedade e as empresas comprometidas em frear os efeitos nocivos das mudanças climáticas no mundo.
.png)
Ketiene Silva
Malabarista no maior espetáculo da terra
Educadora
Educadora e pesquisadora da escola pública.
Nascida em São Paulo, SP, em 1979.
Doutoranda em Educação (USP), Mestra em Educação (UFSCar) e Pedagoga (UFSCar).
.png)
Roseana Murray
Calígrafa de sentimentos
Escritora, poeta
Nascida no Rio de Janeiro, no ano de 1950.
Filha de judeus poloneses que imigraram durante a segunda grande guerra, já publicou mais de cem livros, muitos deles distribuídos por políticas públicas.
Em 2024, sofreu um ataque por três cães e perdeu o braço direito. Por sua resiliência e força na recuperação, foi aclamada com a hashtag #lutecomoumapoeta.
.png)
Sheila Makeda
Reinventora de ondas
Empreendedora
Empresária no mercado da beleza.
Nasceu em São Paulo (SP), no ano de 1977
CEO da Makeda Cosméticos Ceo na sua marca de cosméticos Makeda Cosméticos, Top Voice Linkedin, conselheira da Unesco Sost Transcriativa, palestrante-Inspiradora
Navegue pelos Sonhos
Visite a Exposição Sonhe como uma Garota
Biblioteca Parque Villa-Lobos
Parque Villa Lobos - Av. Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP
De 8 a 30 de março de 2025
Entrada franca.
SONHE COMO UMA GAROTA mais que um projeto cultural, é um movimento que se entrelaça com as conquistas passadas, presentes e futuras das mulheres, reconhecendo e honrando suas trajetórias.